sábado, 12 de março de 2011

Giárdia Lamblia

Giárdiase



A giárdia é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, inclusive de seres humanos.

A Giárdia  lamblia, Giardia. Intestinalis ou Giardia. Duodenale são os sinônimos dados à mesma espécie de parasitas protozoários flagelados. As giárdias existem em duas formas.





 Os trofozoítos tem 20 micrometros de comprimento e 10 µm de largura, forma de pêra e são móveis, possuindo quatro pares de flagelos (anterior, posterior, ventral e caudal) e dois núcleos, dois corpos parabasais, e ainda dois axonemas cada um; enquanto os cistos são arredondados, com dois ou quatro núcleos, quatro corpos parabasais, quatro axonemas e com parede celular grossa, imóveis, mas resistentes e infecciosos. 

A reprodução dos trofozoítos é assexuada, e têm a capacidade de variar as suas proteínas de superfície, evadindo o sistema imunitário.

Este flagelado pode viver no estado livre, em lagos ou ribeiras, durante bastante tempo.



Descrição da doença 


Nas infecções sintomáticas apresenta um quadro de diarréia crônica, esteatorréia, cólicas abdominais, sensação de distensão, podendo levar a perda de peso e desidratação. Pode haver má absorção de gordura e de vitaminas lipossolúveis. Normalmente não há invasão extra-intestina, porém, às vezes, os trofozoítos migram pelos condutos biliares ou pancreáticos e ocasionam inflamações. Algumas infecções são assintomáticas.






Ciclo de Vida


A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário