sexta-feira, 11 de março de 2011

Amebíase

amebíase intestinal  e  amebíase extra intestinal

Definição:

Infecção do intestino grosso provocada por um parasita chamado: (ameba).

A Amebíase humana ocorre quando o protozoário Entamoeba histolytica é ingerido através de algum alimento contaminado. Ele fica no intestino grosso, de onde come (fagocita) o nosso alimento digerido, e também pode ocorrer de comer parte da parede intestinal, podendo atingir a corrente sanguínea e depois, ir para o cérebro e coração.
O E. histolytica toma a forma de um cisto  quando está fora do corpo humano. No cisto, a ameba fica muito mais resistente, podendo viver durante anos dentro da água de rios, lagos, verduras, etc.; Quando o homem os ingere novamente, o cisto se quebra liberando as amebas, fechando o ciclo.


Transmissão:

A transmissão ocorre por meio da ingestão dos cistos na comida ou água contaminada pelas fezes, uso de fezes humanas como fertilizante e contato de pessoa para pessoa. Baratas e moscas domésticas também podem propagar os cistos.


Sintomas:

Os sintomas típicos da amebíase intestinal consistem em diarréia freqüente com cólicas ou dor abdominal, na forma de cólica. A dor ao evacuar (tenesmo) é comum. A diarréia pode conter sangue ou muco. Ataques não complicados podem durar até duas semanas e as recorrências são comuns, a menos que seja feito o diagnóstico e a pessoa seja tratada. A propagação da ameba para a parede do cólon pode ocorrer em cerca de 8% a 10% dos casos e para o fígado em aproximadamente 1%.


Ciclo da Ameba.







Nenhum comentário:

Postar um comentário